Tem como não ser um cidadão irrequieto, sendo brasileiro, morador de Seropédica e apaixonado pela UFRuralRJ? Não, não tem. Pois sempre esperamos muito do nosso país, dessa cidade e de uma Universidade pública desse porte; estamos sempre na expectativa de que vai ocorrer uma grande virada em suas histórias, mas acabamos por sofrer com suas contradições, incoerências e opções, algumas lastimáveis.
Nosso país se consolida como o grande fornecedor mundial de commodites, um posicionamento complicado no complexo jogo político e econômico travado entre as nações; cresce, mas não consegue vencer sua dramática desigualdade social, realidade muito bem aproveitada por governadores, prefeitos, senadores, deputados e vereadores que a cada dois anos se locupletam desse quadro de horror para se reeleger e perpetuar feudos políticos. O país é incompetente para pensar, fazer e integrar seu campo e suas cidades, levando-nos a vivenciar diariamente os horrores da violência (em todas as suas manifestações) e da deterioração da qualidade de vida; tem o Estado e suas instituições cada vez mais a serviço de quem governa, formalmente e informalmente, como as milícias e outras manifestações de poder paralelo.
Seropédica, infelizmente, é uma miniatura do Brasil que envergonha, um pequeno laboratório de aplicação de todas as atrocidades feitas pelos políticos Brasil a fora. Um dia foi o município do futuro, graças as condições logísticas e a presença da UFRuralRJ, fato que levou muitos a luta pela sua emancipação. Acreditava-se que esses fatores, somados a vontade política, ajudariam trazer para cá atividades econômicas capazes de elevar os padrões socioeconômicos e ambientais. Atualmente Seropédica não passa do município que fornece areia para a construção civil, é o paraíso dos areais, e em breve receberá das outras cidades o seu lixo. Atividades econômicas estas que degradam o meio-ambiente e que não deixam espaço para que seus cidadãos se orgulhem da cidade e que com elas possam pensar em um futuro melhor. Ao dizer sim para o Aterro, Seropédica deu mais uma demonstração da capacidade que a ação oportunista e mesquinha da classe política tem para humilhar, subestimar e achincalhar os sentimentos e aspirações dos cidadãos.
Leia Mais
Artigos:
É possível reinventar-se aos 43 anos?
De outras ocupações da UFRRJ
De olho no futuro: é lá que devemos estar
Direção do ICHS: primeiras análises
Partido Inteiro - manifesto
E você, como está em relação ao futuro?
Por empadas com mais azeitonas
Salve Paróquia
Dois Pinguins
Fragmentos de um retorno às aulas
Por uma nova agenda para Seropédica e a UFRuralRJ
A crônica de Seropédica
Por um novo curso de Adm. na UFRuralRJ
Imagens do Humano, Social no ICHS
Novo projeto de organização ou de poder?
O Senhor das Fraudes
Os diferentes significados de viver Seropédica
|